Flresta Amazônica, o Patrmônio da Humanidade

Posted: 21 maio, 2010 by Jean Marcel in Marcadores:
0


      Considerada por muitos como sendo o pulmão do mundo, a floresta  amazônica concentra grande parte das áreas verdes do planeta. Essa imensa flora é responsável pela absorção de consideráveis volumes de dióxido de carbono da atmosfera, um dos gases causadores do aquecimento global. Entretanto, muitos ainda não se dão conta da importância desse patrimônio para a humanidade, o que nos deixa uma grande dúvida: por quanto tempo ainda iremos desfrutar de tal patrimônio?

     Ações Humanas, sobretudo em função do lucro, têm feito com que nossa floresta seja gradativamente destruída. A cada ano, os índices de desmatamento crescem de forma alarmante. Tudo isso acaba se tornando o retrato da ineficiência de algumas políticas anti-desmatamento vigentes no país, que, em muitos casos, fazem com que inúmeras agressões ambientais sobrevivam sob a égide da impunidade.

     Atitudes precisam ser tomadas, sobretudo no que diz respeito ao modo como o Poder Público lida com os casos de desmatamento. No setor de Trânsito, por exemplo, a aplicação de multas severas a motoristas surpreendidos dirigindo alcoolizados fez com que o números de casos desse tipo de infração diminuísse bastante. Da mesma forma, em relação ao desmatamento, deve-se dar atenção dobrada à coerção, instituindo penalidades mais rígidas aos agressores do meio ambiente.

     É lógico que a criação de punições não irá garantir, de imediato, a erradicação do desmatamento na Amazônia, haja vista que madeireiros clandestinos sempre existiram e talvez ainda existam por muito tempo. Mas, através de intensa fiscalização, é que se pode, aos poucos, mudar esse quadro.

     Esse conjunto de ações não implica em uma completa proibição da extração de madeira no país, pelo contrário, institui uma maneira de o Poder Público controlar de maneira mais efetiva as áreas que podem ser exploradas de forma sustentável, garantindo crescimento econômico e, principalmente, o cumprimento das políticas de preservação ambiental.

     Portanto, a preservação da floresta amazônica está em nossas mãos. Não podemos ficar parados enquanto o mundo capitalista consome uma de nossas maiores riquezas. Precisamos, agora mais do que nunca, defender o que é nosso e garantir que muitas e muitas gerações também desfrutem deste patrimônio de valor imensurável à humanidade


Jean Marcel G. dos Santos

0 comentários:

Powered By Blogger